BLENDED LEARNING

Pós-Graduação em Direito Digital e LGDP

A proposta do curso é a de oferece temas desse novo “direito digital” ou um “direito digital renovado”. Serão estudados e analisados os temas mais recentes relativos a essa matéria nos diversos ramos do direito, entre os quais o direito civil, direito empresarial, direito do trabalho e direito penal. Também será estudada a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira, como também o impacto do direito digital na advocacia e no Poder Judiciário.

Blended Learning | Carga Horária: 450h | Prazo: 18 meses

Apresentação do Curso

O século XXI será aquele em que se terá consolidado o uso da informática com a Internet em todas as atividades humanas, muitas delas jamais imaginadas poucos anos atrás. Iniciou-se com o comércio eletrônico, disputas por nomes de domínio na Internet, o crescimento das redes sociais, blogs e dos vídeos. Esses temas pertenciam ao que se convencionou denominar de “direito digital”. 

Tornou-se preponderante o uso dos telefones celulares para acesso à Internet e os aplicativos são usados para comunicação instantânea e deslocamento pelas cidades. Vivencia-se a crise dos direitos autorais, da falta de privacidade e sigilo, o monitoramento dos deslocamentos e das ideias. Com a pandemia de COVID-19, novos problemas surgirão pelo uso intenso da Internet para trabalho e estudo. 

Essas transformações levaram institutos jurídicos ao desuso e desafios inéditos se impõem aos profissionais do direito, na reestruturação das leis e construções jurisprudenciais, assim como nos negócios jurídicos, para o reequilíbrio das relações pessoais.

A proposta do curso é a de oferece temas desse novo “direito digital” ou um “direito digital renovado”. Serão estudados e analisados os temas mais recentes relativos a essa matéria nos diversos ramos do direito, entre os quais o direito civil, direito empresarial, direito do trabalho e direito penal. Também será estudada a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira, como também o impacto do direito digital na advocacia e no Poder Judiciário. 

Objetivos

Os objetivos do curso são:

- Compreender as transformações nas relações jurídicas provocadas pelo uso crescente e intensivo da Internet. 

- Estudar as regras vigentes nos diversos ramos do direito, aplicáveis às relações mediadas pela Internet. 

- Analisar e avaliar os desafios futuros relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados brasileira.

Dias de aula

Para garantirmos uma experiência imersiva e transformadora para a sua formação, nossa proposta de curso transcende as limitações do tempo (aula) e do espaço (sala física), constituindo-se num verdadeiro projeto de formação continuada.

Para isso, o sistema adotado é o Blended Learning, que mescla encontros presenciais, para discussões de situações problemas ligados ao curso de formação; webinars e/ou webconferência, para discussões dos aspectos teóricos do curso; e exercícios presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde todo o material de estudo estará disponível para que você possa consultá-lo durante todo o curso.

Sendo assim, a formação de nosso sistema se dá por:

- Encontros presenciais: 30 encontros presenciais;

- Encontros Webinars: 30 webconferências;

Atividades: São feitas nos encontros presenciais e pela plataforma.

OBS: Devido à quarentena, faremos as aulas ao vivo em ambiente virtual nos mesmos dias e horários previstos para os encontros presenciais.

Carga Horária

Respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, a Pós-Graduação da FICS em Direito Digital e LGDP é oferecida na modalidade Presencial e tem carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas) de efetivo trabalho acadêmico, distribuída nas efetivas atividades pedagógicas do curso.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

As disciplinas do curso de pós-graduação em Direito Digital e LGDP acontecem através de encontros presenciais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.

Infraestrutura

Além do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da pós-graduação em Direito Digital e LGDP contam com toda infraestrutura acadêmica dos Faculdades Integradas Campos Salles, como Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica, espaços para estudos individual e reunião de grupo de pesquisa e, especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

Próximas turmas

De 09 de fevereiro de 2021 a 08 de Agosto de 2022;

De 05 de maio de 2021 a 12 de dezembro de 2022;

De 10 de agosto de 2021 a 08 de fevereiro de 2023.

Ato Regulatório

O curso de pós-graduação em Direito Empresarial e Compliance é reconhecido pelo MEC.

http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjYz

Matriz Curricular

As disciplinas que compõem o curso são selecionadas por especialistas e dialogam com o momento atual a temática do Direito Digital e LGDP:

Metodologia

Devido às características do ensino atual, transformadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no ensino, aceleradas em 2020 pela pandemia de COVID-19, o curso já está estruturado no formato de ensino híbrido (blended learning), com aulas expositivas de forma remota, nas quais serão tratados aspectos teóricos e práticos, mediante uso de técnicas de estudo baseadas em problemas (PBL) para a análise de casos práticos e atividades de inovação disruptiva, entre as quais o “Legal design thinking”, de modo a valorizar o protagonismo do aluno como sujeito ativo da produção do conhecimento científico.

Corpo Docente

O corpo docente é altamente qualificado. Os professores que atuam nos diversos cursos de pós-graduação têm titulação de livre docente, pós-doutorado, doutorado, Phd e mestrado. Somos nota máxima no MEC no quesito corpo docente. 

Professores que compõem o curso:

Coordenação

Todos os nossos cursos contam com coordenadores que, além da excelente formação acadêmica, possuem uma vasta experiência nas diversas áreas jurídicas. Possibilitando uma abordagem que realmente contribui para o dia a dia da prática docente.

Prof. Eduardo Tomasevicius Filho

Eduardo Tomasevicius Filho, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (2001), Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (2007), Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo - USP (2012) e Livre-Docente em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (2017). Desenvolve trabalhos nas linhas de pesquisa intituladas Evolução do direito civil: das raízes à pós-modernidade, Transformações gerais e especiais do direito das obrigações e das coisas, Bioética e biodireito: reflexões de direito civil e Historiografia jurídica. Professor Associado (RTC - 24 horas semanais) do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP e Professor do Curso de Direito das Faculdades Integradas Campos Salles. Advogado e Consultor Jurídico em São Paulo.

choose your image

Investimento

50% DE DESCONTO*

PREÇO ESPECIAL POR TEMPO LIMITADO

De R$18.720,00

por 1 + 23 de R$390,00


Faculdades Integradas Campos Salles: R. Nossa Senhora da Lapa, 270. Lapa, São Paulo, SP.

Faculdade Paulista de Comunicação: Av. Paulista, 2200, 12º andar. Consolação, São Paulo, SP.