Tire suas dúvidas.

[wpforms id="457" title="false" description="false"]
Close

PÓS-GRADUAÇÃO EAD

Pós-Graduação em
Educação e Diversidade

A proposta do Curso de Educação para a Diversidade visa promover o debate sobre a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual.

100% ONLINE | Carga Horária: 450h | Prazo: 12 meses

Apresentação do Curso

A Educação, como mecanismo de transmissão e reprodução do conhecimento tem um papel fundamental na socialização de práticas e informação sobre as questões tratadas pelos temas da diversidade cujo eixo fundador baseia-se na garantia dos direitos fundamentais e na dignidade humana, condições essenciais para o enfrentamento das desigualdades. Assim, o Ministério da Educação tem orientado suas políticas públicas para perceber e incluir os grupos historicamente apartados buscando a promoção dos direitos humanos e o reconhecimento dos diversos saberes das diferentes populações. A proposta do Curso de Educação para a Diversidade visa promover o debate sobre a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual.

Objetivos

• Introduzir a abordagem da Educação na diversidade com o reconhecimento e valorização das diversas populações e temáticas a serem tratadas;

• Apresentar conceitos sobre as diversas populações e temáticas da diversidade;

• Abordar as alterações da LDB que determina a inclusão de diversos aspectos da história e da cultura negra e indígena brasileira, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil;

• Desenvolver processos e metodologias de introdução desses conceitos na educação básica;

• Oferecer seminários, palestras virtuais, materiais didáticos e tecnologias sobre os temas da diversidade;

• Possibilitar a formação continuada por meio das redes de discussão dos diversos cursos de formação para a diversidade oferecidos no âmbito da Rede de Educação para a Diversidade.

Dias de aula

O Curso é oferecido 100% online e não há encontros presenciais.

Organização do Curso e avaliação

O Curso é composto de 9 (nove) Disciplinas. Em cada uma delas, há três Unidades de Aprendizagem. As Unidades são compostas de: E-book escrito por nosso Corpo Docente; vídeos que complementam e aprofundam o tema tratado na Unidade e uma Atividade Avaliativa para consolidação da aprendizagem. Para concluir a Disciplina, há uma avaliação final que conecta os conteúdos das Unidades estudadas.

Visando a liberdade do aluno, de seguir em seu tempo de aprendizagem, os materiais de estudos e os exercícios avaliativos, ficam com acesso disponível ao longo de todo o Curso.

Carga Horária

O Curso de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, é oferecido na modalidade EAD, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas), distribuídas em 9 (nove) disciplinas de efetivo trabalho acadêmico.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

As disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, são oferecidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, oferecendo os recursos necessários ao desenvolvimento do aluno. Todos os materiais de estudo e exercícios avaliativos, ficam com acesso disponível ao longo de todo o Curso.

Infraestrutura

Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da Pós-Graduação em Educação e Diversidade, podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica, espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

Próximas turmas

Calendário de aberturas das turmas nos próximos meses:

• Início em: 02/02/2021, com término em: 31/01/2022;

• Início em: 02/03/2021, com término em: 03/03/2022;

• Início em: 02/04/2021, com término em: 03/04/2022;

• Início em: 02/05/2021, com término em: 03/06/2022;

• Início em: 02/06/2021, com término em: 03/06/2022;

• Início em: 02/07/2021, com término em: 03/07/2022;

• Início em: 02/08/2021, com término em: 03/08/2020;

• Início em: 02/09/2021, com término em: 03/09/2022;

• Início em: 02/10/2021, com término em: 03/10/2022;

• Início em: 02/11/2021, com término em: 03/11/2022;

• Início em: 02/12/2021, com término em: 03/12/2022.

Ato Regulatório

Curso de Pós-Graduação em Educação e Diversidade é reconhecido pelo MEC.

http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjYz

Matriz Curricular

A composição de disciplinas desse Curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Educação e Diversidade.

Roteiro de aprendizagem

O Curso de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, possui um formato flexível, que permite ao aluno escolher o melhor momento e local para a realização de seus estudos. Mesmo havendo um percurso a ser seguido, as disciplinas independem umas das outras, de modo que o aluno tenha a liberdade de construir sua própria jornada de aprendizagem.

Corpo Docente

Todo o Corpo Docente de nossos Cursos é formado por Mestres e Doutores.

Coordenação

Todos os nossos Cursos voltados ao fomento de novas práticas na educação, contam com Coordenadores que, além da excelente formação acadêmica, possuem uma vasta experiência nas diversas áreas da Educação. Possibilitando uma abordagem que realmente contribui para o dia a dia da prática docente.

Profª. Mª. Luci Ana Santos da Cunha

Mestre em Didática, Metodologia e Teorias do Ensino pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/2003). Psicopedagoga. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/1990). Atualmente é Professora e Coordenadora das Faculdades Integradas Campos Salles - dos cursos de Pedagogia, Psicopedagogia e pós-graduação. É Supervisora Escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e Gestão, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, metodologia de língua portuguesa, didática e metodologia do ensino, investigação didática, formação de professores, estágio supervisionado, violência contra crianças e adolescentes e gestão escolar. Assessora Pedagógica de Sindicatos para cursos presenciais e EaD. Experiência em EaD, como conteudista, professora em plataformas de webinars e videoconferências, tutora EaD e presencial. Supervisora de Estágio Curricular. Foi Coordenadora do Programa Bolsa Alfabetização.

Prof. Dr. Fábio Cristiano de Moraes

Possui Pós-doutorado em Filosofia pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia); Doutor em História da Filosofia (UPS/Sorbonne) em 2016; Mestre em História da Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011), Graduado em Filosofia pela Faculdade João Paulo II e em Pedagogia pelas FICS (Faculdades integradas Campos Salles); Coordenador no Núcleo de Pós-Graduação, 2ª Licenciatura e Extensão Universitária das Faculdades Integradas Campos Salles, e Diretor Acadêmico da FPAC (Faculdades paulista de Comunicação).

Informações

Central de Dúvidas

Campos Salles

Faculdade Paulista de Comunicação

Matrículas

Telefone

WhatsApp

Email


Faculdades Integradas Campos Salles: R. Nossa Senhora da Lapa, 270. Lapa, São Paulo, SP.

Faculdade Paulista de Comunicação: Av. Paulista, 2200, 12º andar. Consolação, São Paulo, SP.