PÓS-GRADUAÇÃO EAD

Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais

O Curso de Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, se destina a atender às crescentes verticalizações de acesso nas diferentes entidades da sociedade civil e política, que caminham em busca de ações político-pedagógicas no ensino regular, buscando contemplar uma leitura mais humanizada, coerente e justa sobre a presença negra em nosso país.

100% ONLINE | Carga Horária: 450h | Prazo: 12 meses

Apresentação do Curso

O Curso de Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, se destina a atender às crescentes verticalizações de acesso nas diferentes entidades da sociedade civil e política, que caminham em busca de ações político-pedagógicas no ensino regular, buscando contemplar uma leitura mais humanizada, coerente e justa sobre a presença negra em nosso país.

Essa leitura se abre a partir da presença étnico-racial, que move uma grande mudança social da qual tem, como ponto de partida, a educação que, como pressuposto, reconhece e compreende a sua contribuição para a formação do povo brasileiro.

Em face disso, o Curso pretende contribuir em fomentar um aprofundamento técnico-acadêmico ao alunado, que atenda às necessidades que surgiram, sobretudo, com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, da qual tornou obrigatório o ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de níveis Fundamental e Médio.

Desta forma, este Programa de Pós-Graduação se dedica a mobilizar as instituições de ensino, através de seus docentes e gestores, no desenvolvimento das condições de atender as premissas da legislação vigente e proporcionar ao seu alunado, e a comunidade social participativa da vida escolar, conteúdos adequados que realcem as influências africanas presentes em cada um de nós, e que levem os alunos a respeitarem e a valorizarem a diversidade presente no ambiente escolar.

Objetivos

  • Fomentar um aprofundamento técnico-acadêmico ao alunado, que atenda às necessidades que surgiram, sobretudo, com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, da qual tornou obrigatório o ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de níveis Fundamental e Médio.

    Dias de aula

    O Curso é oferecido 100% online e não há encontros presenciais.

    Organização do Curso e avaliação

    O Curso é composto de 9 (nove) Disciplinas. Em cada uma delas, há três Unidades de Aprendizagem. As Unidades são compostas de: E-book escrito por nosso Corpo Docente; vídeos que complementam e aprofundam o tema tratado na Unidade e uma Atividade Avaliativa para consolidação da aprendizagem. Para concluir a Disciplina, há uma avaliação final que conecta os conteúdos das Unidades estudadas.

    Visando a liberdade do aluno, de seguir em seu tempo de aprendizagem, os materiais de estudos e os exercícios avaliativos, ficam com acesso disponível ao longo de todo o Curso.

    Carga Horária

    O Curso de Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, é oferecido na modalidade EAD, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas), distribuídas em 9 (nove) disciplinas de efetivo trabalho acadêmico.

    Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    As disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, são oferecidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, oferecendo os recursos necessários ao desenvolvimento do aluno. Todos os materiais de estudo e exercícios avaliativos, ficam com acesso disponível ao longo de todo o Curso.

    Infraestrutura

    Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica, espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

    Próximas turmas

    Calendário de aberturas das turmas nos próximos meses.:

    Início em: 02/02/2021, com término em: 31/01/2022;

    • Início em: 02/03/2021, com término em: 03/03/2022.

    • Início em: 02/04/2021, com término em: 03/04/2022.

    • Início em: 02/05/2021, com término em: 03/05/2022.

    • Início em: 02/06/2021, com término em: 03/06/2022.

    • Início em: 02/07/2021, com término em: 03/07/2022.

    • Início em: 02/08/2021, com término em: 03/08/2022.

    • Início em: 02/09/2021, com término em: 03/09/2022.

    • Início em: 02/10/2021, com término em: 03/10/2022.

    • Início em: 02/11/2021, com término em: 03/11/2022.

    • Início em: 02/12/2021, com término em: 03/12/2022.

    Ato Regulatório

    O Curso de Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais é reconhecido pelo MEC.

    http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjYz 

    Matriz Curricular

    A composição de disciplinas desse Curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Educação e Relações Étnico-Raciais.

    Roteiro de aprendizagem

    O Curso de Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, possui um formato flexível, que permite ao aluno escolher o melhor momento e local para a realização de seus estudos. Mesmo havendo um percurso a ser seguido, as disciplinas independem umas das outras, de modo que o aluno tenha a liberdade de construir sua própria jornada de aprendizagem.

    Corpo Docente

    Todo o Corpo Docente de nossos Cursos é formado por Mestres e Doutores.

    Coordenação

    Todos os nossos Cursos voltados ao fomento de novas práticas na educação, contam com Coordenadores que, além da excelente formação acadêmica, possuem uma vasta experiência nas diversas áreas da Educação. Possibilitando uma abordagem que realmente contribui para o dia a dia da prática docente.

    Profª. Mª. Luci Ana Santos da Cunha

    Mestre em Didática, Metodologia e Teorias do Ensino pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/2003). Psicopedagoga. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/1990). Atualmente é Professora e Coordenadora das Faculdades Integradas Campos Salles - dos cursos de Pedagogia, Psicopedagogia e pós-graduação. É Supervisora Escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e Gestão, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, metodologia de língua portuguesa, didática e metodologia do ensino, investigação didática, formação de professores, estágio supervisionado, violência contra crianças e adolescentes e gestão escolar. Assessora Pedagógica de Sindicatos para cursos presenciais e EaD. Experiência em EaD, como conteudista, professora em plataformas de webinars e videoconferências, tutora EaD e presencial. Supervisora de Estágio Curricular. Foi Coordenadora do Programa Bolsa Alfabetização.

    Prof. Dr. Fábio Cristiano de Moraes

    Possui Pós-doutorado em Filosofia pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia); Doutor em História da Filosofia (UPS/Sorbonne) em 2016; Mestre em História da Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011), Graduado em Filosofia pela Faculdade João Paulo II e em Pedagogia pelas FICS (Faculdades integradas Campos Salles); Coordenador no Núcleo de Pós-Graduação, 2ª Licenciatura e Extensão Universitária das Faculdades Integradas Campos Salles, e Diretor Acadêmico da FPAC (Faculdades paulista de Comunicação).

    Informações

    Central de Dúvidas

    Campos Salles

    Faculdade Paulista de Comunicação

    Matrículas

    Telefone

    WhatsApp

    Email


    Faculdades Integradas Campos Salles: R. Nossa Senhora da Lapa, 270. Lapa, São Paulo, SP.

    Faculdade Paulista de Comunicação: Av. Paulista, 2200, 12º andar. Consolação, São Paulo, SP.