Pós-Graduação em Língua e Literatura

O Curso de Pós-Graduação em Língua e Literatura, discute a linguagem como fator determinante para a interação social e propõe o conhecimento dos estudos linguísticos e literários. Dedica-se a ressignificar o trabalho do professor, no ensino da língua, refletindo sobre a prática docente e possibilitando um melhor preparo para o enfrentamento das dificuldades inerentes a esta prática.

Deste modo, o Curso pretende contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos que conduzem ao aprimoramento da capacidade de expressão oral e escrita, compreendendo a complexidade dos discursos, identificando sistemas e modalidades de produção, veiculação e recepção de textos ficcionais, poéticos e críticos, analisando textos literários e não literários, com o uso da análise de discurso e/ou estudos comparativos.

Somando a isso, o Curso também auxilia em oferecer uma visão ampla, atual e diversificada sobre os conceitos teóricos e formas de atuação de críticas à procedimentos e também das possíveis soluções para o ensino e para a pesquisa.

• Contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos que conduzem ao aprimoramento da capacidade de expressão oral e escrita;
  • Compreender a complexidade dos discursos;
  • Identificar sistemas e modalidades de produção, veiculação e recepção de textos ficcionais, poéticos e críticos;
  • Analisar textos literários e não literários, com o uso da análise de discurso e/ou estudos comparativos;
  • Auxiliar na visão ampla, atual e diversificada sobre os conceitos teóricos e formas de atuação de críticas à procedimentos, e também das possíveis soluções para o ensino e para a pesquisa.

O Curso é composto de 9 (nove) Disciplinas. Em cada uma delas, há três Unidades de Aprendizagem. As Unidades são compostas de: E-book escrito por nosso Corpo Docente; vídeos que complementam e aprofundam o tema tratado na Unidade e uma Atividade Avaliativa para consolidação da aprendizagem. Para concluir a Disciplina, há uma avaliação final que conecta os conteúdos das Unidades estudadas.

Visando a liberdade do aluno, de seguir em seu tempo de aprendizagem, os materiais de estudos e os exercícios avaliativos, ficam com acesso disponível ao longo de todo o Curso.

O Curso de Pós-Graduação em Língua e Literatura, é oferecido na modalidade EAD, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas), distribuídas em 9 (nove) disciplinas de efetivo trabalho acadêmico.

As disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Língua e Literatura, são oferecidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, oferecendo os recursos necessários ao desenvolvimento do aluno. Todos os materiais de estudo e exercícios avaliativos, ficam com acesso disponível ao longo de todo o Curso.

Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da Pós-Graduação em Língua e Literatura podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica, espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

Calendário de aberturas das turmas nos próximos meses.:

• Início em: 02/03/2021, com término em: 03/03/2022.

• Início em: 02/04/2021, com término em: 03/04/2022.

• Início em: 02/05/2021, com término em: 03/05/2022.

• Início em: 02/06/2021, com término em: 03/06/2022.

• Início em: 02/07/2021, com término em: 03/07/2022.

• Início em: 02/08/2021, com término em: 03/08/2022.

• Início em: 02/09/2021, com término em: 03/09/2022.

• Início em: 02/10/2021, com término em: 03/10/2022.

• Início em: 02/11/2021, com término em: 03/11/2022.

• Início em: 02/12/2021, com término em: 03/12/2022.

O Curso de Pós-Graduação em Língua e Literatura é reconhecido pelo MEC.

A composição de disciplinas desse Curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Língua e Literatura.

O Curso de Pós-Graduação em Língua e Literatura, possui um formato flexível, que permite ao aluno escolher o melhor momento e local para a realização de seus estudos. Mesmo havendo um percurso a ser seguido, as disciplinas independem umas das outras, de modo que o aluno tenha a liberdade de construir sua própria jornada de aprendizagem.