Pós-Graduação em Música e Educação

O Curso de Pós-Graduação em Música e Educação, desperta, tanto nos professores, quanto nos alunos, o contato com as sensações, sentimentos, experiências estéticas, cognitivas e de sociabilização através da música.

A música contém em si, uma riqueza infinita de elementos e significados, capazes de transcender o aprendizado, permitindo múltiplos caminhos e olhares sobre o seu universo. Sua linguagem específica é geradora de grandes proveitos nas áreas do desenvolvimento humano, como os campos cognitivos, emocionais, sociais e culturais. Do ponto de vista da cognição, a música estimula as mais diversas áreas do cérebro, desenvolvendo uma série de sinapses e caminhos neurais, contribuintes ao aprendizado e desenvolvimento humano.

Em face disso, o Curso de Pós-Graduação em Música e Educação, se dedica a ampliar o repertório cultural/musical dos alunos, abordando ritmos, danças e instrumentos de diferentes culturas. Busca, também, fornecer ferramentas para que o professor possa inserir conteúdos culturais/musicais em suas aulas, aumentando o repertório de atividades, jogos e brincadeiras que incluam a criação musical, a prática com instrumentos, a apreciação, a percepção, e a música no corpo.

• Ampliar o repertório cultural e musical, tratando do uso da música como instrumento didático/pedagógico;
  • Instrumentalizar o professor a desenvolver atividades pedagógicas de forma mais significativa aos seus alunos, através da música.

O Curso é composto de 9 (nove) Disciplinas. Em cada uma delas, há três Unidades de Aprendizagem. As Unidades são compostas de: E-book escrito por nosso Corpo Docente; vídeos que complementam e aprofundam o tema tratado na Unidade e uma Atividade Avaliativa para consolidação da aprendizagem. Para concluir a Disciplina, há uma avaliação final que conecta os conteúdos das Unidades estudadas.

Visando a liberdade do aluno, de seguir em seu tempo de aprendizagem, os materiais de estudos e os exercícios avaliativos, ficam com acesso disponível ao longo de todo o Curso.

O Curso de Pós-Graduação em Música e Educação, é oferecido na modalidade EAD, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas), distribuídas em 9 (nove) disciplinas de efetivo trabalho acadêmico.

As disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Música e Educação, são oferecidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, oferecendo os recursos necessários ao desenvolvimento do aluno. Todos os materiais de estudo e exercícios avaliativos, ficam com acesso disponível ao longo de todo o Curso.

Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da Pós-Graduação em Música e Educação podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica, espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

Calendário de aberturas das turmas nos próximos meses.:

• Início em: 02/03/2021, com término em: 03/03/2022.

• Início em: 02/04/2021, com término em: 03/04/2022.

• Início em: 02/05/2021, com término em: 03/05/2022.

• Início em: 02/06/2021, com término em: 03/06/2022.

• Início em: 02/07/2021, com término em: 03/07/2022.

• Início em: 02/08/2021, com término em: 03/08/2022.

• Início em: 02/09/2021, com término em: 03/09/2022.

• Início em: 02/10/2021, com término em: 03/10/2022.

• Início em: 02/11/2021, com término em: 03/11/2022.

• Início em: 02/12/2021, com término em: 03/12/2022.

O Curso de Pós-Graduação em Música e Educação é reconhecido pelo MEC.

A composição de disciplinas desse Curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Música e Educação.

O Curso de Pós-Graduação em Música e Educação, possui um formato flexível, que permite ao aluno escolher o melhor momento e local para a realização de seus estudos. Mesmo havendo um percurso a ser seguido, as disciplinas independem umas das outras, de modo que o aluno tenha a liberdade de construir sua própria jornada de aprendizagem.