Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais

O curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, se destina a atender às crescentes verticalizações de acesso nas diferentes entidades da sociedade civil e política, que caminham em busca de ações político-pedagógicas no ensino regular, buscando contemplar uma leitura mais humanizada, coerente e justa sobre a presença negra em nosso país.

Blended Learning | Carga Horária: 450h | Prazo: 12 meses

Essa leitura se abre a partir da presença étnico-racial, que move uma grande mudança social da qual tem, como ponto de partida, a educação que, como pressuposto, reconhece e compreende a sua contribuição para a formação do povo brasileiro.

Em face disso, o curso pretende contribuir em fomentar um aprofundamento técnico-acadêmico ao alunado, que atenda às necessidades que surgiram, sobretudo, com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, da qual tornou obrigatório o ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de níveis Fundamental e Médio.

Desta forma, este Programa de Pós-Graduação se dedica a mobilizar as instituições de ensino, através de seus docentes e gestores, no desenvolvimento das condições de atender as premissas da legislação vigente e proporcionar ao seu alunado, e a comunidade social participativa da vida escolar, conteúdos adequados que realcem as influências africanas presentes em cada um de nós, e que levem os alunos a respeitarem e a valorizarem a diversidade presente no ambiente escolar.

- Fomentar um aprofundamento técnico-acadêmico ao alunado, que atenda às necessidades que surgiram, sobretudo, com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, da qual tornou obrigatório o ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de níveis Fundamental e Médio.

O curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico Raciais  é oferecido na modalidade Blended Learning, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas) distribuídas em atividades pedagógicas, em efetivo trabalho acadêmico.

As disciplinas do curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico Raciais acontecem através de encontros presenciais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.

Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da pós-graduação em Educação e Relações Étnico Raciais podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica; espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa; e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

O curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais é reconhecido pelo MEC.

A composição de disciplinas desse curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Educação e Relações Étnico-Raciais.