Semipresencial

Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais

O curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, se destina a atender às crescentes verticalizações de acesso nas diferentes entidades da sociedade civil e política, que caminham em busca de ações político-pedagógicas no ensino regular, buscando contemplar uma leitura mais humanizada, coerente e justa sobre a presença negra em nosso país.

Semipresencial | Carga Horária: 450h | Prazo: 12 meses

Apresentação do curso e Ementa

O curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais, se destina a atender às crescentes verticalizações de acesso nas diferentes entidades da sociedade civil e política, que caminham em busca de ações político-pedagógicas no ensino regular, buscando contemplar uma leitura mais humanizada, coerente e justa sobre a presença negra em nosso país.

Essa leitura se abre a partir da presença étnico-racial, que move uma grande mudança social da qual tem, como ponto de partida, a educação que, como pressuposto, reconhece e compreende a sua contribuição para a formação do povo brasileiro.

Em face disso, o curso pretende contribuir em fomentar um aprofundamento técnico-acadêmico ao alunado, que atenda às necessidades que surgiram, sobretudo, com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, da qual tornou obrigatório o ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de níveis Fundamental e Médio.

Desta forma, este Programa de Pós-Graduação se dedica a mobilizar as instituições de ensino, através de seus docentes e gestores, no desenvolvimento das condições de atender as premissas da legislação vigente e proporcionar ao seu alunado, e a comunidade social participativa da vida escolar, conteúdos adequados que realcem as influências africanas presentes em cada um de nós, e que levem os alunos a respeitarem e a valorizarem a diversidade presente no ambiente escolar.

Objetivos

- Fomentar um aprofundamento técnico-acadêmico ao alunado, que atenda às necessidades que surgiram, sobretudo, com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, da qual tornou obrigatório o ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de níveis Fundamental e Médio.

      Dias de aula

      Para garantirmos uma experiência imersiva e transformadora para a sua formação, nossa proposta de curso transcende as limitações do tempo (aula) e do espaço (sala física), constituindo-se num verdadeiro projeto de formação continuada.

      Para isso, o sistema adotado é o Blended Learning, que mescla encontros presenciais, para discussões de situações problemas ligados ao curso de formação; webinars e/ou webconferência, para discussões dos aspectos teóricos do curso; e exercícios presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde todo o material de estudo estará disponível para que você possa consultá-lo durante todo o curso.

      Sendo assim, a formação de nosso sistema se dá por:

         - Encontros  presenciais: 15 encontros presenciais;

         - Encontros Webinars: 15 webconferências;

         - Atividades: São feitas nos encontros presenciais e pela plataforma. 


      OBS: Devido à quarentena, faremos as aulas ao vivo em ambiente virtual nos mesmos dias e horários previstos para os encontros presenciais.

      Carga Horária

      O curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico Raciais  é oferecido na modalidade Blended Learning, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas) distribuídas em atividades pedagógicas, em efetivo trabalho acadêmico.

      Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

      As disciplinas do curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico Raciais acontecem através de encontros presenciais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.

      Infraestrutura

      Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da pós-graduação em Educação e Relações Étnico Raciais podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica; espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa; e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

      Próximas turmas

      De 13 de março de 2023 a 12 de março de 2024;

      De 14 de agosto de 2023 a 13 de agosto de 2024.

      Ato Regulatório

      O curso de pós-graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais é reconhecido pelo MEC.

      http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjYz 

      Matriz Curricular

      A composição de disciplinas desse curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Educação e Relações Étnico-Raciais.

      Relações Étnico-raciais: Conceitos Básicos, Identidade e Autoidentificação Étnico-racial (50 horas)

      Antropologia, educação e descolonização do conhecimento: perspectiva epistemológica negro-africana e diásporas negras (50 horas)

      Culturas, Identidades e Fluxos Migratórios no Brasil: reflexões teórico-metodológicas numa visão interdisciplinar (50 horas)

      Temas para a história do movimento negro no Brasil (50 horas)

      Imaginários, corpos e histórias de identidade - abordagens educacionais (50 horas)

      Comunicação, Mídia, Turismo e Racismo - Abordagens e estratégias da questão étnico racial (50 horas)

      Cultura política, cinema e o feminino: perspectivas contemporâneas (50 horas)

      Filosofia, Literatura e Arte Africana e Afro-Brasileira (50 horas)

      Relações Étnico-Raciais em Espaços de Educação e Formação Docente (50 horas)

      Metodologia

      A metodologia do curso centra no protagonismo do aluno, estimulado por desafios cognitivos. Utilizando técnicas como PBL (Problem-based learning) e Design Thinking, assim também como outras metodologias de abordagem de conteúdo, o curso ampliará o debate e o conhecimento da área da contabilidade, trazendo para a sala de aula, questões de ordem prática e operacional, de acordo com as disciplinas oferecidas.

      Corpo Docente

      Nosso corpo docente possui sólida formação acadêmica, sendo formado por Doutores, Mestres e Especialistas, com experiência comprovada como docente e profissional. Para atender às reais necessidades das organizações escolares acreditamos que é necessário praticar o que se ensina. A combinação da experiência profissional com a acadêmica cria uma atmosfera de aprendizado globalizado e diferenciado. O que é alcançado com a riqueza de experiências e perspectivas que nossos professores trazem para dentro da sala de aula.

      Coordenação

      Todos os nossos cursos voltados ao fomento de novas práticas na educação, contam com coordenadores que, além da excelente formação acadêmica, possuem uma vasta experiência nas diversas áreas da Educação. Possibilitando uma abordagem que realmente contribui para o dia a dia da prática docente.

      Prof. Dr. Fábio Cristiano de Moraes

      Possui Pós-doutorado em Filosofia pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia); Doutor em História da Filosofia (UPS/Sorbonne) em 2016; Mestre em História da Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011), Graduado em Filosofia pela Faculdade João Paulo II e em Pedagogia pelas FICS (Faculdades integradas Campos Salles); Coordenador no Núcleo de Pós-Graduação, 2ª Licenciatura e Extensão Universitária das Faculdades Integradas Campos Salles, e Diretor Acadêmico da FPAC (Faculdades paulista de Comunicação).

      Investimento

      PREÇO ESPECIAL POR TEMPO LIMITADO

      15x R$ 390


      Faculdades Integradas Campos Salles: R. Nossa Senhora da Lapa, 270. Lapa, São Paulo, SP.

      Faculdade Paulista de Comunicação: Av. Paulista, 2200, 12º andar. Consolação, São Paulo, SP.