Pós-Graduação em Metodologias Ativas em Educação

O curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas em Educação dedica-se em oferecer construções e metodologias que promovam práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver  um olhar crítico/criativo para essas práticas, sempre atendendo as singularidades dos que atuam no processo educacional, sejam eles estudantes, educadores ou gestores do campo pedagógico.

Módulo Internacional (Opcional) em Design Thinking*

Módulo Internacional Design Thinking

Instituto Universitário da Maia - ISMAI - Portugal

Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking e Games Educativos, são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas.

Em face disso, o curso visa promover situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores.

O curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas em Educação aposta na perspectiva interdisciplinar, em promoção de costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.

- Apresentar ao aluno, o conceito central de metodologias ativas de aprendizagem e suas práticas e recursos mais utilizados;

- Contribuir com metodologias inovadoras para a aprendizagem ativa do aluno;

- Capacitar professores para atuar no processo ensino-aprendizagem, por meio da aprendizagem ativa e colaborativa;

- Fornecer capacitação em reconhecer as formas mais apropriadas para se avaliar a aprendizagem por meio das metodologias ativas.

Módulo Internacional (Opcional)

O aluno do curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas em Educação poderá complementar sua formação através do módulo avançado Designer Think, de 32h, realizado no Instituto Universitário da Maia - ISMAI - Portugal.

O curso de pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação  é oferecido na modalidade Blended Learning, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas) distribuídas em atividades pedagógicas, em efetivo trabalho acadêmico.

As disciplinas do curso de pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação acontecem através de encontros presenciais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.

Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como: Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica; espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa; e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

O curso de pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação é reconhecido pelo MEC.

A composição de disciplinas desse curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Metodologias Ativas em Educação.