BLENDED LEARNING

Pós-Graduação em Metodologias Ativas em Educação

O curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas em Educação dedica-se em oferecer construções e metodologias que promovam práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver  um olhar crítico/criativo para essas práticas, sempre atendendo as singularidades dos que atuam no processo educacional, sejam eles estudantes, educadores ou gestores do campo pedagógico.

Blended Learning | Carga Horária: 450h | Prazo: 12 meses

choose your image

Módulo Internacional (Opcional) em Design Thinking*

choose your image

Módulo Internacional Design Thinking

Instituto Universitário da Maia - ISMAI - Portugal

Apresentação do curso e Ementa

Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking e Games Educativos, são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas.

O curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas em Educação dedica-se em oferecer construções e metodologias que promovam práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver  um olhar crítico/criativo para essas práticas, sempre atendendo as singularidades dos que atuam no processo educacional, sejam eles estudantes, educadores ou gestores do campo pedagógico.

Em face disso, o curso visa promover situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores.

O curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas em Educação aposta na perspectiva interdisciplinar, em promoção de costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.

Objetivos

- Apresentar ao aluno, o conceito central de metodologias ativas de aprendizagem e suas práticas e recursos mais utilizados;

- Contribuir com metodologias inovadoras para a aprendizagem ativa do aluno;

- Capacitar professores para atuar no processo ensino-aprendizagem, por meio da aprendizagem ativa e colaborativa;

- Fornecer capacitação em reconhecer as formas mais apropriadas para se avaliar a aprendizagem por meio das metodologias ativas.

Módulo Internacional (Opcional)

O aluno do curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas em Educação poderá complementar sua formação através do módulo avançado Designer Think, de 32h, realizado no Instituto Universitário da Maia - ISMAI - Portugal. 

Dias de aula

Para garantirmos uma experiência imersiva e transformadora para a sua formação, nossa proposta de curso transcende as limitações do tempo (aula) e do espaço (sala física), constituindo-se num verdadeiro projeto de formação continuada.

Para isso, o sistema adotado é o Blended Learning, que mescla encontros presenciais, para discussões de situações problemas ligados ao curso de formação; webinars e/ou webconferência, para discussões dos aspectos teóricos do curso; e exercícios presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde todo o material de estudo estará disponível para que você possa consultá-lo durante todo o curso.

Sendo assim, a formação de nosso sistema se dá por:

   - Encontros  presenciais: 15 encontros presenciais;

   - Encontros Webinars: 15 webconferências;

   - Atividades: São feitas nos encontros presenciais e pela plataforma. 


OBS: Devido à quarentena, faremos as aulas ao vivo em ambiente virtual nos mesmos dias e horários previstos para os encontros presenciais.

Carga Horária

O curso de pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação  é oferecido na modalidade Blended Learning, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas) distribuídas em atividades pedagógicas, em efetivo trabalho acadêmico.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

As disciplinas do curso de pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação acontecem através de encontros presenciais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.

Infraestrutura

Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como: Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica; espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa; e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

Próximas turmas

De 09 de fevereiro de 2021 a 08 de fevereiro de 2022;

De 05 de maio de 2021 a 05 de maio de 2022;

De 10 de agosto de 2021 a 09 de maio de 2022.

Ato Regulatório

O curso de pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação é reconhecido pelo MEC.

http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjYz

Matriz Curricular

A composição de disciplinas desse curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Metodologias Ativas em Educação.

Metodologia

A metodologia do curso centra no protagonismo do aluno, estimulado por desafios cognitivos. Utilizando técnicas como PBL (Problem-based learning) e Design Thinking, assim também como outras metodologias de abordagem de conteúdo, o curso ampliará o debate e o conhecimento da área da contabilidade, trazendo para a sala de aula, questões de ordem prática e operacional, de acordo com as disciplinas oferecidas.

Corpo Docente

Todo o corpo docente de nossos cursos é formado por Mestres e Doutores.

Coordenação

Todos os nossos cursos voltados ao fomento de novas práticas na educação, contam com coordenadores que, além da excelente formação acadêmica, possuem uma vasta experiência nas diversas áreas da Educação. Possibilitando uma abordagem que realmente contribui para o dia a dia da prática docente.

Profª. Mª. Luci Ana Santos da Cunha

Mestre em Didática, Metodologia e Teorias do Ensino pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/2003). Psicopedagoga. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/1990). Atualmente é Professora e Coordenadora das Faculdades Integradas Campos Salles - dos cursos de Pedagogia, Psicopedagogia e pós-graduação. É Supervisora Escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e Gestão, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, metodologia de língua portuguesa, didática e metodologia do ensino, investigação didática, formação de professores, estágio supervisionado, violência contra crianças e adolescentes e gestão escolar. Assessora Pedagógica de Sindicatos para cursos presenciais e EaD. Experiência em EaD, como conteudista, professora em plataformas de webinars e videoconferências, tutora EaD e presencial. Supervisora de Estágio Curricular. Foi Coordenadora do Programa Bolsa Alfabetização.

Prof. Dr. Fábio Cristiano de Moraes

Possui Pós-doutorado em Filosofia pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia); Doutor em História da Filosofia (UPS/Sorbonne) em 2016; Mestre em História da Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011), Graduado em Filosofia pela Faculdade João Paulo II e em Pedagogia pelas FICS (Faculdades integradas Campos Salles); Coordenador no Núcleo de Pós-Graduação, 2ª Licenciatura e Extensão Universitária das Faculdades Integradas Campos Salles, e Diretor Acadêmico da FPAC (Faculdades paulista de Comunicação).

choose your image

Investimento

50% DE DESCONTO*

PREÇO ESPECIAL POR TEMPO LIMITADO

De R$18.720,00

por 1 + 23 de R$390,00


Faculdades Integradas Campos Salles: R. Nossa Senhora da Lapa, 270. Lapa, São Paulo, SP.

Faculdade Paulista de Comunicação: Av. Paulista, 2200, 12º andar. Consolação, São Paulo, SP.