Pós-Graduação em Museologia e Formação Cultural

O curso de Pós-Graduação em Museologia e formação cultural, dedica-se a oportunizar a experiência estética e a possibilidade de acessar e compreender o conhecimento específico da arte, bem como as formas de acessar a dimensão existencial, subjetiva e afetiva do ser humano.

Theodor Adorno, um dos maiores pensadores do século passado, chamou de semicultura a reificação da obra de arte para a realização fetichista da mercantilização padronizada, que é o que a indústria cultural produz atualmente.

Na cultura de massa, toda a “aura” se perde, tornando tudo em uma mercadoria falsificada, de cópia da cópia, banalizando os sentidos e o simulacro da experiência artística.

Neste contexto, essa avalanche de produção, que leva o nome de “artística”, devora tudo e no fundo não passa de produtos transformados em padrão de consumo e em simulacro da experiência estética.

Tal como explicou Edgar Morin, em seu livro “Amor, poesia, sabedoria”, “toda grande obra, de literatura, de cinema, de poesia, de música, de pintura, de escultura, há um pensamento profundo sobre a condição humana”, mas a indústria cultural nega isso.

Ao fugir da cultura de massa, deparamo-nos com a riqueza das artes, as quais nos propõem a fluidez da experiência estética. Antes, contudo, devemos desenvolver a linguagem simbólica, para que possamos apreciá-la, trabalhando a linguagem no plano da conotação, da analogia e da metáfora.

No plano do qual reside a glória de significações, que circunda cada palavra, cada enunciado e que ensaia traduzir a verdadeira subjetividade, é que está a linguagem tratada neste curso. Este curso aborda fundamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização, compreendendo o Letramento como parte fundamental, discutindo aspectos da prática docente, na pretensão de instrumentalizar o professor a planejar, desenvolver e avaliar situações didáticas competentes para a construção do conhecimento Linguístico junto aos seus alunos em fase de alfabetização.

Dada a importância substancial de formação de cidadãos da cultura letrada em nosso país, este curso torna-se de suma importância para a formação continuada dos professores do Ensino Fundamental (séries iniciais).

Desta maneira, o curso de Pós-Graduação em Museologia e formação cultural, dedica-se a oportunizar a experiência estética e a possibilidade de acessar e compreender o conhecimento específico da arte, bem como as formas de acessar a dimensão existencial, subjetiva e afetiva do ser humano.

Como o universo da arte ultrapassa o universo puramente racional, embora não o negue, o curso de Pós-Graduação em Museologia e formação cultural, propõe uma conexão entre o aparato teórico e vivencial, através de visitas aos espaços culturais da cidade de São Paulo e, estudo e análise sobre estas vivências. Com isto, o curso busca favorecer o saber sensitivo e estético das coisas e a reconhecer as riquezas artísticas da nossa cidade.

- Estudar a riqueza da arte além da cultura de massa;

- Desenvolver o saber sensorial e estético, a partir do estudo da Arte;

- Estudar e analisar os aspectos da Arte, através de visitas aos espaços culturais da cidade de São Paulo, e propor estudos e análises sobre estas vivências;

O curso de pós-graduação em Museologia e Formação Cultural é oferecido na modalidade Blended Learning, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas) distribuídas em atividades pedagógicas, em efetivo trabalho acadêmico.

As disciplinas do curso de pós-graduação em Museologia e Formação Cultural acontecem através de encontros presenciais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.

Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da pós-graduação em Museologia e Formação Cultural, podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como: Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica; espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa; e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

O curso de pós-graduação em Museologia e Formação Cultural é reconhecido pelo MEC.

A composição de disciplinas desse curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Museologia e formação cultural.