O curso de pós graduação Pedagogia de Projetos: Construindo a Transdisciplinaridade, pretende instrumentalizar o docente na elaboração e aplicação de projetos, bem como discutir formas de intervenções que promovam um aprendizado efetivo e significativo.
Semipresencial | Carga Horária: 450h | Prazo: 12 meses
Módulo Internacional (Opcional) em Design Thinking*
Módulo Internacional em Design Thinking
Pedagogia de projetos é mais do que uma metodologia de ensino por meio da experiência, é também uma proposta inovadora, que propõe uma conexão entre o estudante e o projeto de pesquisa transdisciplinar, despertando assim, o interesse do aluno pelo saber. Esta proposta visa, portanto, formar o professor para trabalhar um dos Pilares da Educação, Aprender a conhecer, redigido pela UNESCO, a partir das discussões da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI criada em 1993.
Para esta proposta, o papel do professor está em orientar o ensino com base nos frutos das pesquisas realizadas pelo aluno, em todas as suas descobertas, sendo assim, suas intervenções pedagógicas devem ser intencionais e assertivas.
Para isso, é necessário um profissional preparado, com os conhecimentos atualizados mediante a esse processo de aprendizagem, recebendo uma formação com o ferramental suficiente para extrair, desta metodologia, todo o seu potencial à aprendizagem.
O curso de pós graduação Pedagogia de Projetos: Construindo a Transdisciplinaridade, pretende instrumentalizar o docente na elaboração e aplicação de projetos, bem como discutir formas de intervenções que promovam um aprendizado efetivo e significativo. Pretende dar ao professor, meios para construir uma sala de aula com alunos participativos, interessados e críticos, através do aprendizado por meio da experiências e do desenvolvimento do espírito investigativo.
Para isto, o curso toma como objeto de estudo e de aplicação a própria experiência docente do professor, considerando-a como o laboratório para o desenvolvimento das aprendizagens sobre a Pedagogia do Projeto.
- Formar profissionais com subsídios teóricos e práticos em processos e distúrbios de aprendizagem, em uma abordagem interdisciplinar, para atuação clínica e institucional;
- Instrumentalizar o profissional para analisar e intervir em impasses suscitados nos processos de aprendizagem, vivenciados em espaços educativos, formais e informais, que resultaram em fracassos escolares, do qual apontam perspectivas para uma atuação preventiva e/ou acompanhamento psicopedagógico.
- Propiciar condições de ação terapêuticas e de prevenção aos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem no âmbito institucional;
O aluno do curso de Pós-Graduação Pedagogia de Projetos: Construindo a Transdisciplinaridade, poderá complementar sua formação através do módulo avançado Design Thinking, de 32h, realizado no Instituto Universitário da Maia - ISMAI - Portugal.
Para garantirmos uma experiência imersiva e transformadora para a sua formação, nossa proposta de curso transcende as limitações do tempo (aula) e do espaço (sala física), constituindo-se num verdadeiro projeto de formação continuada.
Para isso, o sistema adotado é o Blended Learning, que mescla encontros presenciais, para discussões de situações problemas ligados ao curso de formação; webinars e/ou webconferência, para discussões dos aspectos teóricos do curso; e exercícios presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde todo o material de estudo estará disponível para que você possa consultá-lo durante todo o curso.
Sendo assim, a formação de nosso sistema se dá por:
- Encontros presenciais: 15 encontros presenciais;
- Encontros Webinars: 15 webconferências;
- Atividades: São feitas nos encontros presenciais e pela plataforma.
OBS: Devido à quarentena, faremos as aulas ao vivo em ambiente virtual nos mesmos dias e horários previstos para os encontros presenciais.
O curso de pós-graduação em Pedagogia de Projetos: Construindo a Transdisciplinaridade é oferecido na modalidade Blended Learning, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas) distribuídas em atividades pedagógicas, em efetivo trabalho acadêmico.
As disciplinas do curso de pós-graduação em Pedagogia de Projetos: Construindo a Transdisciplinaridade acontecem através de encontros presenciais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.
Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os alunos da pós-graduação em Pedagogia de Projetos: Construindo a Transdisciplinaridade, podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como: Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica; espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa; e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.
De 13 de março de 2023 a 12 de março de 2024;
De 14 de agosto de 2023 a 13 de agosto de 2024.
O curso de pós-graduação em Pedagogia de Projetos: Construindo a Transdisciplinaridade é reconhecido pelo MEC.
http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjYz
A composição de disciplinas desse curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Pedagogia de Projetos.
A metodologia do curso centra no protagonismo do aluno, estimulado por desafios cognitivos. Utilizando técnicas como PBL (Problem-based learning) e Design Thinking, assim também como outras metodologias de abordagem de conteúdo, o curso ampliará o debate e o conhecimento da área da contabilidade, trazendo para a sala de aula, questões de ordem prática e operacional, de acordo com as disciplinas oferecidas.
Todos os nossos cursos voltados ao fomento de novas práticas na educação, contam com coordenadores que, além da excelente formação acadêmica, possuem uma vasta experiência nas diversas áreas da Educação. Possibilitando uma abordagem que realmente contribui para o dia a dia da prática docente.
Possui Pós-doutorado em Filosofia pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia); Doutor em História da Filosofia (UPS/Sorbonne) em 2016; Mestre em História da Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011), Graduado em Filosofia pela Faculdade João Paulo II e em Pedagogia pelas FICS (Faculdades integradas Campos Salles); Coordenador no Núcleo de Pós-Graduação, 2ª Licenciatura e Extensão Universitária das Faculdades Integradas Campos Salles, e Diretor Acadêmico da FPAC (Faculdades paulista de Comunicação).