Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica

O curso visa formar um profissional da educação apto a exercer a função de um psicopedagogo que preze pelas dinâmicas das relações da comunidade educativa - objeto de intervenção-, a fim de favorecer processos de integração e de troca, respeitando, na sua intervenção, as características dos indivíduos e dos grupos, em suas comunidades.

O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica dedica-se à formar psicopedagogos capacitados em compreender os processos de aprendizagem e os seus métodos, identificar os problemas que geram dificuldades de aprendizagem perante os métodos aplicados, analisá-los e propor intervenções e ajustes necessários para que a aprendizagem aconteça.

Em face disso, o curso pretende contribuir com subsídios teóricos e práticos, para que o psicopedagogo possa analisar impasses suscitados nos processos de aprendizagem, vivenciados em espaços educativos, formais e informais, que resultaram em fracassos escolares e intervir preventivamente ou promover acompanhamento psicopedagógico. Atuando por ações terapêuticas e de prevenção aos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem no âmbito institucional e clínico.

- Formar profissionais com subsídios teóricos e práticos em processos e distúrbios de aprendizagem, em uma abordagem interdisciplinar, para atuação clínica e institucional;

- Instrumentalizar o profissional para analisar e intervir em impasses suscitados nos processos de aprendizagem, vivenciados em espaços educativos, formais e informais, que resultaram em fracassos escolares, do qual apontam perspectivas para uma atuação preventiva e/ou acompanhamento psicopedagógico.

- Propiciar condições de ação terapêuticas e de prevenção aos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem no âmbito institucional;

O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica  é oferecido na modalidade Blended Learning, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas) distribuídas em atividades pedagógicas, em efetivo trabalho acadêmico.

As disciplinas do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica acontecem através de encontros presenciais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.

Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os alunos da pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica; espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa; e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica é reconhecido pelo MEC.

A composição de disciplinas desse curso foi selecionada por Mestres e Doutores que dialogam com o momento atual à temática de Psicopedagogia Institucional e Clínica.