Pós-Graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor

O curso de pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, dedica-se, essencialmente, em tratar de conceitos fundamentais das atividades e suas categorias, estruturas, legislação e finalidades das organizações sem fins lucrativos, relacionadas à contabilidade aplicada ao Terceiro Setor. Assim sendo, o curso está destinado a graduados em Contabilidade e Finanças, e a demais graduados interessados em se especializar nesta temática.

A evolução dos programas de gestão e a criação de uma complexa legislação para a contabilidade em diversos setores, faz com que as Ciências Contábeis não sejam mais caracterizadas como uma disciplina estática e burocrática, agora elas assumem uma característica dinâmica, conectada com as flutuações econômicas de mercado e de legislação.

Umas das áreas que mais tem crescido e demonstrado carência de profissionais especializados é o chamado Terceiro Setor. A contabilidade para o Terceiro Setor exige práticas criteriosas, devido aos enquadramentos jurídicos e tributários diferenciados.

A fim de contribuir com novos conhecimentos e aptidões, o curso de pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, utilizando o instrumental teórico e prático do conhecimento desta área, habilita o profissional para atuar e contribuir para a elaboração das demonstrações contábeis, para relatórios de processo contábil e para desempenhar uma visão ampla e estratégica, considerando os princípios éticos da profissão.

- Desenvolver uma visão ampla e estratégica sobre a contabilidade para o terceiro setor, pautada nos princípios éticos da profissão;

Especializar o profissional para desempenhar atividades em organizações do Terceiro Setor, relacionadas a elaboração das demonstrações contábeis e de relatórios de processo contábil.

O curso de pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor é oferecido na modalidade Blended Learning, respeitando a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, tendo carga horária de 450 horas (quatrocentas e cinquenta horas) distribuídas em atividades pedagógicas, em efetivo trabalho acadêmico.

As disciplinas do curso de pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor acontecem através de encontros presenciais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.

Além de desenvolver as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos da pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, podem contar com toda infraestrutura acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles, como: Atendimento ao Aluno; Secretaria Acadêmica; espaços para estudos individuais e reuniões de grupo de pesquisa; e, em especial, a Biblioteca Professor Henrique Gamba, cujo o acervo é um dos maiores dentre as instituições privadas da cidade de São Paulo.

O curso de pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor é reconhecido pelo MEC.

Prof. Me Manuel dos Santos Leitão

Mestre em Ciências Contábeis, possui graduação em Ciências Contábeis e em Administração. Atualmente é professor e coordenador do Curso de Ciências Contábeis das FICS (Faculdades Integradas Campos Salles), sócio da Arena Sport Brasil e da VM Assessoria Contábil & Jurídica.